terça-feira, 30 de setembro de 2008

Consumidor também ganha (e muito!), mas precisa se posicionar!

A sociedade nos impõe condições de consumo, muitas vezes desenfreadas, levando o consumidor à beira... da falência, da perda de relacionamentos, etc., etc. Se este cenário não for um exagero fica “próximo” de uma verdadeira batalha, de uma guerra campal. Todos precisam estar conforme determina a moda, produtos capazes de revirar o nosso modo de vida, pessoas que trabalham para “investir” num produto, num único produto (vide alguns “oficce-boys” em que todo o salário ganho é para comprar um tênis). Seremos consumidores eternamente e sempre gastaremos, nunca teremos outro resultado? Alguma saída?

Sim. O Sistema de Marketing Multinível (MMN) nos ajuda a se posicionar diante de vários produtos e segmentos, principalmente os que estão dentro das Mega Tendências, isto é, aqueles em que você com certeza será sempre consumidor (a). Muitas pessoas não acreditam nesse sistema, mas a prática está no mercado mundial há mais de 50 anos, sendo matéria em quase todas as Faculdades no USA e estando em grades curriculares de alguns cursos aqui no Brasil também. Ele tem um conceito mundial: “É melhor você ganhar 1% junto com um grupo de 100 pessoas ou mais do que 100% de você mesmo”. Este conceito vem contrapor o que conhecemos e valorizamos como de rendas tradicionais, como por exemplo, ser empregado, ter carteira assinada, ter uma loja comercial, entre outros. Digo que o sistema praticamente é fundamentado em dois grandes pilares: o networking e o poder da duplicação.

Uma das edições da revista Você S/A do ano de 2007 traz como matéria de capa: “Pratique networking como os presidentes”, matéria interessantíssima, pois, nos ensina principalmente que os grandes negócios hoje em dia não são mais fechados em salas trancadas a sete chaves, mas de maneira alegre e prazerosa e em qualquer lugar: numa partida de golfe, num café da manhã, num almoço de negócios, happy hours, etc. Significando que você, em primeiro lugar, está satisfeito com seu produto e pode apresentá-lo a todos, indistintamente.

O outro pilar é o poder da duplicação e ele começa numa atividade que já fazemos aqui no Brasil, mas de forma amadora: indicação. Cito que este sistema de negócio não é só de vendas, pois vender nem sempre é uma boa indicação, mas uma boa indicação sempre e com certeza é uma boa venda. Senão vejamos: quando você conhece um bom restaurante, quando você conhece um bom advogado, quando você conhece um bom médico, quando você conhece um bom cabeleireiro, o que faz? Normalmente indica para os amigos, não é mesmo? E você nem sente a necessidade de estar vendendo o serviço ou produto deles, inclusive não ganha nada com isso, mas está feliz, está satisfeito, por isso tem o prazer de indicar (inclusive massageia o seu ego junto aos amigos). O Sistema de MMN (Marketing Multinível) deve ser tratado e trabalhado da mesma maneira, fazendo-o de forma prazerosa, de maneira contente e satisfeita com o produto, usando-o como consumidor e levando-o para todos os lugares em que for e nesses lugares apresentar e indicar, não precisa vender, porque os seus vizinhos, amigos e parentes é que irão comprar.

Bem... de agora em diante você que acabou de ler esta matéria não poderá dizer que nunca teve uma oportunidade de mudar sua vida, especialmente se é um consumidor nato. Também costumo dizer que oportunidades que nos batem à porta, ao menos conhecer, principalmente quando esse conhecer é gratuito.
Carmo A Freitas

Nenhum comentário: